(51)9.9110.8232

NO AR

NOSSA PORTO ALEGRE

www.nossaportoalegre.com.br

Brasil

Mercado Publico de Porto Alegre conheça a historia.

Publicada em 04/01/13 por fonte: Prefeitura de Porto Alegre - 186 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o Mercado Público foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Tombado como  Bem Cultural, passou entre 1990 e 1997 por um processo de restauração, agregando mais qualidade a sua estrutura e recuperando a concepção arquitetônica original. Com as obras, o Mercado também ampliou o  número de estabelecimentos comerciais. Além de oferecer bons produtos, procurando praticar uma boa política de preços, o Mercado Público tambémé um  espaço para manifestações culturais e comunitárias.

           DADOS

  • Inauguração: 03.10.1869
  • Projeto: eng. Frederico Heydtmann, realizado em 1861
  • Estilo arquitetônico original: neoclássico
  • Estilo arquitetônico atual: eclético (após diversas reformas)
  • Com a forma de um quadrilátero,  foi originalmente tinha um pavimento e quatro torreões (nas esquinas).
  • Adaptando-se ao crescimento da cidade, passou por várias alterações, como a construção de chalés em madeira, na parte interna, .
  • Em 1912,  foi construído o 2º pavimento para instalação de escritórios comerciais e industriais e repartições públicas.

O Mercado Público passou por várias alterações arquitetônicas e sobreviveu a enchentes, incêndios e ameaças de demolição:

  • Enchente: 1941;
  • Incêndios: 1912 (que destruiu os chalés internos), 1976,1979 e 2013;
  • Foi ameaçado, na administração Telmo Thompson Flores, de ser demolido para construção de uma avenida.

Em 12 de dezembro de 1979, o Mercado Público foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre (Lei 4.317/77).

Em 1990, a administração municipal organizou uma equipe multidisciplinar de técnicos para desenvolver o Projeto de Restauração com o objetivo de:

  • Resgatar a qualidade estética da edificação;
  • Qualificar a capacidade de abastecimento;
  • Valorizar os espaços de sociabilidade.

A reforma recuperou a percepção visual das arcadas, resgatou as circulações internas, criou novos espaços de convivência e implantou redes de infraestrutura compatíveis com o funcionamento do Mercado. Foi construída, também,  uma nova cobertura que possibilitou a integração entre o térreo e o 2º Pavimento.

O 2º pavimento, onde antes existiam escritórios e repartições públicas, passou a ser  ocupado com diversos estabelecimentos como restaurantes, lancherias, entre outros.

O Mercado  recebeu  infraestrutura moderna que qualificou seu espaço interno e externo, como duas escadas rolantes, dois elevadores, quatro baterias sanitárias para o público, um Memorial, entre outras melhorias. Tem,ainda, um sistema de gás encanado, com central de gás externa ao prédio, vestiários e refeitório, para permissionários e funcionários, quatro câmaras frias (uma para lixo e três para produtos perecíveis) e osistema de refrigeração.

O custo da reforma ficou, na época, em R$ 9 milhões, sendo, 88% do orçamento da PMPA, e os demais 12% pelo FUNMERCADO e doações diversas. O FUNMERCADO (Fundo Municipal do Mercado Público) foi criado em 1987, pela Lei 5994/87. É formado com a receita arrecadada das permissões de uso, tendo a finalidade de custear a restauração, reforma, manutenção e animação do prédio.

Equipe responsável pela restauração do Mercado:

COORDENAÇÃO TÉCNICA GERAL

Arquiteto Octacílio Rosa Ribeiro (1991 a 1994)
Arquiteto Teófilo Meditsch (1994 a 1997)
Arquiteta Vera Maria Becker (1991 a 1997)


PROJETO ARQUITETÔNICO DE RESTAURAÇÃO

Arquiteta Doris Oliveira
Arquiteto Evaldo Schumacher
Arquiteto Octacílio Rosa Ribeiro
Arquiteto Teófilo Meditsch
Arquiteta Vera Maria Becker

PREMIAÇÃO

Em novembro de 1997, o "Instituto de Arquitetos do Brasil" e a "Fundação Bienal de São Paulo" conferiram aos autores do projeto, arquitetos Doris Maria de Oliveira, Evaldo Schumacher, Octacílio Rosa Ribeiro, Teófilo Meditsch e Vera Maria Becker  o Prêmio 3ª Bienal Internacional de Arquitetura, pelo trabalho "Mercado Público de Porto Alegre / RS", categoria Patrimônio Histórico.

PERÍODO DE EXECUÇÃO DA RESTAURAÇÃO

De 1990 a 1997.

REINAUGURAÇÃO

A reinauguração ocorreu no dia 19 de março de 1997.

RECUPERAÇÃO E RESTAURAÇÃO

O Mercado Público de Porto Alegre está  passando por obras de recuperação, depois que um incêndio destruiu parcialmente parte do prédio histórico, no dia 6 de julho de 2013.




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Enquete
Qual estilo de musica você gostaria de ouvir na Radio Arco da Velha?

 Rock
 Sertaneja
 Pagode
 Funk
 Jazz
 Classica







.

LIGUE E PARTICIPE

Visitas: 2786
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2018 - NOSSA PORTO ALEGRE